Gestão De Pessoas

Gestão de pessoas eficiente e seus principais pilares

O mercado mudou e muito nos últimos anos. As pessoas deixaram para trás o papel de meras engrenagens que faziam um determinado negócio rodar e agora são enxergadas como parte fundamental para que tudo aconteça.

Com essa mudança na maneira de enxergar o capital humano, as empresas se movimentaram em prol do desenvolvimento da gestão de pessoas. E isso não acontece somente nas grandes organizações. Os pequenos negócios, mesmo com equipes reduzidas, passaram a olhar para esse aspecto com muito mais cuidado.

Se você faz parte desse grupo que ainda está começando, vale a pena conhecer melhor os 5 pilares da gestão de pessoas e ser cada vez mais assertivo com o principal capital da sua empresa.

Motivação

A motivação é o grande catalisador para que todo o resto aconteça. É importante que você entenda que ela afeta diretamente a produtividade do seu colaborador e o seu nível de comprometimento com as tarefas. Uma pessoa desmotivada está sempre passível a sair por qualquer oportunidade e te deixar na mão.

Para garantir a motivação, você pode investir em diferentes frentes, desde benefícios financeiros (como comissões de venda) até planos de carreira bem desenhados e divulgados dentro da empresa.

Comunicação

Uma boa comunicação é a chave de tudo. Sem ela, você cria ruídos entre gestão e colaboradores que podem se tornar intransponíveis. Por isso, não deixe que esse seja um problema para você. Seja sempre muito claro e jogue limpo com o seu time.

É importante incentivar o diálogo e a troca de informações entre as pessoas que trabalham em um mesmo ambiente. Uma maneira interessante de facilitar a conversa é dispor de um comunicador interno ou centralizar informações e processos diversos em um software de ERP, por exemplo.

Trabalho em equipe

Ninguém chega a lugar algum sozinho. Por mais competente que um colaborador seja, seu trabalho pode ser potencializado se ele tiver alguém que o ajude ou dê suporte. Vale lembrar que a empresa é como um organismo vivo e cada funcionário dela é como um órgão vital para o seu funcionamento completo.

Tente estimular um ambiente menos competitivo e mais aderente ao trabalho conjunto. Assim, você vai conseguir ver como os resultados de produtividade vão aumentar consideravelmente. Uma boa ideia é criar grupos de trabalhos multidisciplinares, nos quais é possível que se troque conhecimento, ajudando no progresso da empresa.

Conhecimento

Não é possível sair do lugar se sua equipe não tem o conhecimento necessário para isso. Pense bem antes de montar o seu time, tentando equilibrar competências para que todos cresçam juntos durante o desenvolvimento do trabalho. Esse processo é fundamental para que você colha resultados no futuro.

Para garantir que está no caminho certo, aposte em processos seletivos cuidadosos e faça avaliações de desempenho constantes, mantendo todos na rota que você trilhou para a empresa/departamento.

Treinamento e desenvolvimento

Como citado no tópico anterior, é fundamental que sua equipe se movimente. E uma maneira prática de fazer isso é por meio de treinamento e da busca pelo desenvolvimento. Encontre o equilíbrio entre as suas expectativas como contratante e as expectativas do colaborador como contratado. Lembre-se de treinar seu time para saber lidar com os principais softwares utilizados pela empresa, como o de ERP e de CRM.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre gestão de pessoas, pode traçar um planejamento para fazer a virada de chave na sua empresa e começar a olhar para os seus colaboradores com o cuidado que eles merecem.

Para receber outras dicas como essas, curta a nossa página no Facebook e acompanhe todo o conteúdo que compartilhamos por lá.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *