Fazer relatórios empresariais é uma arte que nem todos dominam. Elaborar um documento detalhado e ao mesmo tempo conciso dá trabalho, mas ajuda muito no processo de tomada de decisões.
A boa notícia é que existem técnicas que permitem que você elabore relatórios de uma forma rápida, eficiente e inovadora transmitindo a mensagem de forma correta e demonstrando o seu potencial inovador juntamente com a eficácia do trabalho da sua área.
Veja, abaixo, 5 dicas para fazer relatórios empresariais cativantes:
1. Seja objetivo
Um bom texto deve ser objetivo e ir direto ao ponto. Mas isso não significa resumir todo o trabalho até que ele caiba em apenas uma página. Esqueça o tamanho final do relatório e foque na qualidade do seu texto.
Invista em frases curtas e objetivas, que não deixem margem para dúvidas. Crie um índice no qual você possa dividir os assuntos do relatório em tópicos. E os títulos de cada item devem ser definidos de modo que o leitor, ao correr os olhos pela relação deles, saiba exatamente quais são os assuntos tratado em cada um.
Não tenha medo de dividir os títulos em quantos subtítulos forem necessários, pois isso ajuda na organização da leitura. Uma boa dica é adotar listas de tópicos, quando estiver tratando de procedimentos muito complexos.
2. Inicie com uma análise macro
A melhor forma de abrir um relatório é fazendo uma análise macro do assunto tratado. Nessa parte, você deve incluir análises do projeto como um todo, dando uma noção do que será tratado no restante do relatório.
Nos tópicos seguintes você pode começar a detalhar as atividades relatadas, não se esquecendo da concisão citada no primeiro item.
3. Elabore uma conclusão
Depois de ler várias páginas sobre a sua análise em relação a um projeto, seu gestor precisa saber qual é a sua conclusão sobre o que foi escrito. A parte final do relatório deve conter a sua opinião clara sobre os fatos analisados, encerrando o relatório com chave de ouro.
Guarde a conclusão para os últimos parágrafos do relatório e tente ser claro na mensagem que quer passar. Muitas vezes, a tomada de decisão por parte do gestor pode ser realizada a partir do seu ponto de vista.
4. Ande sempre com um caderno de anotações
Produzir um relatório de qualidade exige que você tenha um bom número de informações para embasar a sua escrita. Por isso, você deve ter o hábito de andar sempre com um caderno de anotações, para não perder nenhum detalhe discutido nas reuniões a respeito do projeto.
Se for adepto da tecnologia, existem blocos de notas eletrônicos, como OneNote e EverNote, GoogleKeep
5. Utilize um software de gestão
A inclusão de dados no relatório é fundamental para a credibilidade do documento. Se você precisa reunir informações contidas em sistemas como CRM, KPI ou outros, o ideal é buscar um software de gestão que seja capaz de unificar essas plataformas, para que você gere as informações necessárias sem precisar buscá-las em lugares diferentes.
Viu só como você pode fazer relatórios empresariais de uma forma clara e concisa, ajudando seu gestor no gerenciamento de projetos? Se você gostou deste post e quer receber mais conteúdos exclusivos diretamente na sua caixa de e-mails, assine a nossa newsletter agora mesmo!