Manter as contas da sua empresa em dia vai muito além de organizar pagamentos e ter uma boa rotina de vendas. Também é fundamental garantir o recebimento dos clientes inadimplentes, bem como utilizar mecanismos para que essas dívidas não se acumulem e acabem gerando grandes prejuízos para a empresa.
Um alto índice de inadimplemento pode trazer sérios danos à saúde financeira de um negócio e até mesmo prejudicar severamente o seu funcionamento. Por essas razões, é necessário saber lidar com clientes inadimplentes.
Mas, será que é possível cobrar dívidas de um cliente e ainda manter um relacionamento amigável? Como garantir que essas pessoas continuarão a consumir produtos ou serviços na sua empresa? Confira nossas dicas!
1. Utilize um sistema de cobrança automático
Boa parte do inadimplemento é causado pelo esquecimento e não pelo descaso de alguns clientes.
O acúmulo de contas, datas de vencimento diferentes, valores e tantos outros fatores do dia a dia fazem com que muitas pessoas se esqueçam de pagar suas contas.
Você pode fornecer um sistema de lembrete de pagamentos em atraso ou até mesmo de faturas a vencer, para evitar o inadimplemento.
Esses avisos podem ser via e-mail ou SMS. Você pode reduzir suas taxas de inadimplência e criar um cenário mais realista sobre o comportamento de seus consumidores.
O custo desse tipo de aviso é muito pequeno em comparação com o retorno de ter mais contas pagas.
2. Não tenha receio de cobrar clientes inadimplentes
Não se sinta mal quando for cobrar clientes inadimplentes. Muitas vezes, a dívida decorre de uma confusão de datas por parte dele ou até mesmo de uma dificuldade financeira momentânea.
Ainda assim, lembre-se que sua empresa forneceu um produto ou um serviço para aquele cliente, surgindo para ele a obrigação de pagar, e para você, o direito de receber.
3. Facilite o pagamento de contas em atraso
Seu cliente não pode se dirigir até a empresa para fazer o pagamento? Vá até ele! Você não aceita cheque? Considere a possibilidade de aceitar!
Facilite o pagamento ao máximo, principalmente se o desejo de pagar o débito partir do próprio cliente. Faça o possível para receber na primeira oportunidade em que ele manifestar a possibilidade de quitação.
Fazendo isso, você cria mais possibilidades para receber esses valores em aberto.
4. Faça acordos para pagamento de débitos
Outra maneira de lidar com clientes inadimplentes é fazer acordos de quitação de débitos.
Tanto o cliente inadimplente quanto a empresa têm interesse em resolver a situação. Sendo assim, é importante que você crie campanhas para pagamento de débitos antigos de seus clientes.
Ofereça redução ou isenção de multas e juros para pagamento até determinado prazo. E lembre-se sempre de facilitar o pagamento, como vimos no item anterior.
5. Elabore contrato e forneça nota fiscal
Essa dica servirá especialmente para quem presta serviços de pagamentos recorrentes ou parcelados.
Nesses casos, antes de fechar o negócio, fazer um contrato com cláusulas claras de pagamento, datas de vencimento e previsão de multas e juros pode prevenir que o cliente se torne inadimplente, uma vez que as regras de pagamento são claramente expostas.
Além disso, no contrato pode haver uma cláusula explicando como será feita a cobrança, em casos de inadimplemento.
6. Faça uma análise criteriosa antes de ceder o crédito
Se, no final de tudo você estiver em dúvida sobre a adimplência do consumidor, não venda para ele.
Perder a venda ainda é melhor que ter prejuízo com um produto ou serviço prestado e não pago.
Não efetuando a venda a prazo, você vai evitar os custos com funcionários, impostos, e produção e poderá vender para outro cliente.
A busca por mecanismos de proteção contra a inadimplência é uma tarefa complexa, no entanto, é fundamental que os gestores saibam lidar com ela, de modo a receber os valores, sem perder o cliente.
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