Planejamento Financeiro

Aprenda a montar um planejamento financeiro para sua empresa

Ter o controle das finanças da empresa é muito importante para fazer com que ela cresça e se destaque em meio a concorrência.

Mas, para que isso aconteça é necessário realizar o planejamento financeiro, o qual vai dar a você uma visão mais ampla do seu negócio, fazendo com que consiga identificar possíveis erros que podem prejudicar a sua empresa no futuro.

Hoje, vamos dar algumas dicas de como montar um planejamento, para facilitar o seu trabalho e alavancar o seu negócio. Acompanhe.

Saiba qual é a importância do planejamento financeiro

Todos as áreas da empresa dependem do setor financeiro. Sem ele, você não consegue fazer projeções para o seu negócio, criar estratégias para aquisição de novos clientes e nem mesmo realizar investimentos para otimizar as suas atividades.

A ausência do planejamento financeiro faz com que muitas empresas encerrem seus trabalhos, sem ter, pelo menos, um ano de existência.

Analise a situação atual da empresa

Para auxiliar nessa tarefa, é interessante que você faça um balanço patrimonial do seu negócio para ter melhor clareza do posicionamento financeiro da empresa, ou seja, por meio dele você vai poder identificar se a sua empresa está no vermelho ou não.

Você também vai conseguir avaliar o posicionamento dela no mercado, para verificar a possibilidade de um aumento nos seus preços ou, até mesmo, se existe a chance de negociar novos valores ou bons descontos com fornecedores.

Verifique todos os custos, despesas e ganhos

Depois de analisar a situação atual da empresa, agora você pode verificar os seus custos, despesas e ganhos. Para esclarecer melhor, a seguir explicaremos o conceito de cada um deles.

Powered by Rock Convert
  • custos: é tudo aquilo que a empresa gasta em relação a compra ou aquisição de mercadorias, como a mão de obra, matéria-prima, depreciação das máquinas, energia elétrica, água etc.;
  • despesas: são todos os gastos que se referem à administração da empresa, como material para escritório, publicidade e propaganda, comissão de vendedores, dentre outros;
  • ganhos: é tudo aquilo que a empresa recebeu.

Com essa análise, você já consegue traçar estratégias para aumentar o seu faturamento e também identificar o que está impedindo a sua empresa de crescer.

Defina objetivos e ações para mensurar resultados

Agora é hora de definir os seus objetivos. Você quer ampliar o seu negócio? Quer abrir filiais? Quer alcançar novos clientes?

Definidas suas metas, você precisa também decidir que ações você vai tomar para mensurar seus resultados — análise de como você vai fazer suas campanhas de marketing, se vai ser necessário criar promoções etc.

Não misture as despesas pessoais com as empresariais

Esse é um grande erro que a maioria dos empreendedores cometem — até mesmo os que possuem anos de experiência nos negócios. Abra uma conta corrente em nome da empresa e crie um pró-labore para você.

Com isso você vai conseguir organizar, inclusive, as suas finanças pessoais e vai deixar de fazer retiradas aleatórias do caixa, sempre que bem entender.

Faça um rígido controle das operações

Faça um controle rigoroso de tudo o que você recebe e o que precisa pagar. De preferência, conte com a ajuda de um software de gestão que possa auxiliá-lo nesse processo, além de diminuir drasticamente a sua margem de erro. Ele é uma ótima ferramenta para gerar relatórios precisos e melhorar o controle financeiro.

O planejamento financeiro ajuda a sua empresa a crescer. Sem ele, todos os outros departamentos sofrem consequências. Por isso, invista em seu negócio de uma maneira inteligente e faça-o expandir.

Gostou das nossas dicas? Então compartilhe as suas experiências e deixe seu comentário aqui embaixo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *