O tempo em que os controles financeiros das empresas eram feitos em livros e anotações que ocupavam um grande espaço de arquivo nas empresas ficou no passado. Com o advento da transformação digital e a adoção das mais diversas soluções tecnológicas, as ferramentas de gestão passaram a ser automatizadas, ditando tendências de ERP nas empresas.
Assim, para manter uma gestão atualizada e a empresa competitiva no mercado, é preciso estar atento a essas soluções. Para ajudar você, separamos 4 tendências de ERP para os próximos anos. Acompanhe!
O que é um ERP?
Enterprise Resource Planning, ou ERP, é um sistema de gestão integrado, cuja tecnologia ajuda empresas e seus gestores a melhorar os processos burocráticos, integrando as atividades dos vários departamentos que compõem a organização, como financeiro, vendas, marketing, compras, estoque e recursos humanos.
Um ERP atua contribuindo para que a gestão de uma empresa seja mais eficiente ao proporcionar, por exemplo, a integração entre as contas a pagar e a receber, no monitoramento das vendas e no acompanhamento das solicitações de compras. Portanto, um sistema ERP torna possível que todas as informações da empresa sejam gerenciadas a partir de uma única plataforma.
De que forma pode ajudar uma empresa?
Basicamente, o ERP contribui com a integração de dados, atuando desde a gestão da matéria-prima até o estoque de vendas. Com isso, a gestão da empresa se torna mais eficiente, evitando faltas e insumos e outros materiais, e também garantindo um maior equilíbrio entre o que é produzido e as demandas de mercado, proporcionando um maior equilíbrio para as finanças da empresa.
Temos ainda outras funcionalidades oferecidas pelo ERP, entre elas:
- controle e cumprimento dos prazos;
- controle de estoque e de custos;
- gestão integrada dos dados;
- união de inteligência e qualidade para as informações;
- simplificação de processos operacionais;
- aumento da produtividade.
Além dessas funcionalidades, um sistema ERP também proporciona mais transparência às ações executadas, o que é fundamental para o crescimento das atividades empresariais.
Quais são as principais tendências de ERP para os próximos anos?
Com a transformação digital nas empresas e o aperfeiçoamento da tecnologia, é possível elencar pelo menos 4 tendências de ERP para os próximos anos. Acompanhe!
1. Dados na nuvem
Suponhamos que todos os computadores da sua empresa ficassem inoperantes. Como você acessaria os dados financeiros da companhia? A solução encontrada para essa situação, que era comum há muitos anos, foi adotar sistemas de gestão online, que utilizam a tecnologia de armazenamento em nuvem. Isso faz com que todas as informações possam ser acessadas de qualquer dispositivo com acesso à internet.
Devido a essa significativa funcionalidade, essa é uma das principais tendências ERP para o presente e também futuro, pois é capaz de entregar eficiência e economia de recursos. Além disso, ao adotar a tecnologia em nuvem, não é preciso fazer grandes investimentos em equipamentos caros de TI e tampouco contratar profissionais especializados para montar um servidor local.
2. Monitoramento da empresa pelo celular
Com o seu smartphone, além de fazer e receber ligações, enviar mensagens, fazer pagamentos pelo app do seu banco e pedir comidas por delivery, você também pode contar com as funcionalidades dos melhores ERPs online para gerenciar as questões da empresa de onde quer que você esteja, controlando desde o fluxo de caixa, até o estoque e vendas.
3. Gestão, acompanhamento e uso de dados estratégicos
Toda organização que deseja se desenvolver e assumir uma posição de destaque no mercado precisa contar com dados. Assim, a gestão afasta a subjetividade das tomadas de decisões e é possível administrar com mais segurança qualquer situação que impacta de forma direta as finanças da empresa.
Nesse cenário, é preciso optar por ferramentas capazes de oferecer segurança e precisão na geração de informações, sendo por essa razão que os relatórios e gerenciamento de dados sempre fizeram parte dos ERPs.
Os melhores softwares do mercado proporcionam uma visão intuitiva e bastante clara desses dados, por meio de relatórios realmente eficientes. Com isso, as empresas passam a ganhar mais consistência para decidir sobre mudanças e até para se posicionar de forma diferente no mercado, seguindo para isso as tendências e comportamentos do mercado consumidor. Além disso, empresas que contam com uma gestão eficiente, possuem mais inteligência de mercado e, por essa razão, são capazes de se posicionar da melhor forma diante de seus concorrentes e também suas próprias necessidades.
4. Integração com CRM
Quando o assunto é tendências de ERP, é preciso considerar que empresas antenadas nas melhores soluções sabem que os dados da companhia precisam estar totalmente integrados, a fim de que a gestão possa ser cada vez mais eficiente. Assim, é cada vez mais eminente a necessidade de integrar as plataformas dentro das empresas.
Nesse cenário, a integração entre ERP e CRM é outra tendência de ERP que torna mais fácil a rotina de administração dos recursos em uma empresa, bem como a automatização da troca de dados de forma estratégica, a fim de facilitar o trabalho dos diversos setores da empresa.
É por essa razão que os ERPs mais eficientes já possuem os chamados APIs, uma tecnologia que faz a conexão de uma plataforma à outra para que nenhum dado seja desconsiderado, o que colabora para que a gestão da empresa seja cada vez mais estratégica.
Como escolher um bom ERP?
Na hora de escolher um ERP para a sua empresa, você deve considerar, em primeiro lugar, quais são as necessidades da organização e também contar com um fornecedor de credibilidade, ou seja, que possua indicações e uma boa reputação no mercado.
Analisar se o fornecedor de software oferece acompanhamento após a implantação do sistema também é importante, já que a ferramenta pode possuir particularidades. Outra questão é que os funcionários devem estar envolvidos para que a implementação da ferramenta tenha sucesso, e contar com bons profissionais para fazer esse acompanhamento é fundamental.
Procurar saber se o ERP contratado também poderá suportar o crescimento da organização é algo importante para você garantir o retorno do investimento, além de analisar o custo X benefício da ferramenta para o seu negócio.
Como vimos ao longo desta leitura, as tendências de ERP estão relacionadas ao acompanhamento da transformação digital e a análise cada vez mais precisa de dados. Seguindo essas 4 tendências que trouxemos, você estará no caminho certo para a contratação de ferramentas realmente eficientes para a sua empresa.
Se você gostou deste artigo sobre tendências de ERP, assine a nossa newsletter para receber mais conteúdos como este!