Um megavazamento de dados que aconteceu recentemente pode estar prejudicando milhares de pessoas.
Para ajudar todos nós a consultarmos se nossos dados, como CPF, contas de banco e outras informações caíram na deep web, o Banco Central liberou o aplicativo Registrato.
Nesse app qualquer pessoa pode checar se o nome está na lista de pessoas que tiveram seus dados duplicados.
A consulta nesse aplicativo pode ser feita usando o Certificado Digital, uma espécie de assinatura digital, serviço oferecido aqui na Asplan.
Certificado Digital
O certificado é uma espécie de assinatura digital, validado juridicamente, que garante autenticidade e segurança em transações eletrônicas e outros processos via internet.
O um documento eletrônico que funciona como uma carteira de identidade e tem a finalidade de mostrar para o sistema eletrônico quem é o contribuinte que pode ser uma pessoa física ou jurídica.
Esse documento geralmente contém:
- nome da pessoa ou empresa;
- nome e assinatura da empresa: sua Autoridade de Registro (AR);
- chave pública;
- prazo de validade;
- número de série.
O certificado digital permite a redução de documentos impressos. Reconhecimento de firma em cartório e procedimentos relacionados à emissão de Nota Fiscal também são alguns exemplos de custos que podem ser reduzidos com a utilização do certificado digital.
Leia também: 5 casos em que o certificado digital é obrigatório.