As ferramentas digitais para o empreendedor ajudam na otimização das tarefas diárias. Dessa forma, o dono do negócio passa a ter mais tempo para as atividades estratégicas, enquanto delega rotinas manuais a um software ou aplicativo específico. Dentre as principais atividades que as ferramentas digitais ajudam o empreendedor estão o atendimento aos clientes em vários canais, finanças do negócio e gestão de notas fiscais.
O empreendedor da atualidade deve prezar sempre pela agilidade e excelência em seus processos. As ferramentas digitais têm justamente esse propósito, permitindo que a empresa cresça de forma escalável, segura e organizada. Para conhecer as 5 ferramentas digitais para o empreendedor, continue lendo nosso artigo!
1. Discord
O Discord é uma ferramenta digital que elimina ou diminui custos referentes ao deslocamento de profissionais. Na prática, o Discord funciona como um meio de promover conversas entre os membros de uma equipe, tanto por mensagens de texto quanto áudio e chamadas de vídeo. Outra ferramenta que possui uma funcionalidade parecida é o Microsoft Teams, bastante usado nas empresas atualmente.
2. RD Station CRM
Principalmente para operar no online, o RD Station CRM é uma ferramenta bastante recomendada. Com ela, é possível, por exemplo, automatizar o disparo de e-mail para potenciais clientes, bem como acompanhar de perto as vendas do negócio. Em relação a esta funcionalidade, a ideia é mostrar como está o relacionamento das pessoas com o negócio, se elas compram com frequência e, se não, o que pode ser feito para reverter esse quadro.
3. Google Analytics
O Google Analytics é uma ferramenta digital que auxilia o empreendedor na análise de dados. De modo bem prático, ele diz, por exemplo, quantas pessoas visitaram o site do negócio e o percentual destas que demonstrou algum interesse em obter os produtos ou serviços da empresa. Com base nisso, o dono do empreendimento passa a tomar decisões mais acertadas e implementar melhorias contínuas em seus processos de marketing e vendas.
4. Trello
O Trello é uma ferramenta voltada para a gestão de atividades e projetos. A ideia é promover uma organização capaz de evitar atrasos e estouros de prazos na hora de realizar as muitas tarefas na empresa. Uma das suas principais características é o apelo visual, tornando mais simples, clara e intuitiva a relação das atividades que precisam ser feitas, classificadas conforme critérios como grau de urgência e prioridade.
5. Loja integrada
Muitos empreendedores optam por ter uma loja virtual. A razão é que os custos costumam ser mais baixos do que em um estabelecimento físico, bem como não haver, em alguns casos, a necessidade de ter um grande estoque. Para facilitar ainda mais o trabalho dos empreendedores, existe uma ferramenta digital chamada Loja Integrada, permitindo a construção e hospedagem de um site de e-commerce em pouco tempo.
Em outras palavras, o empreendedor não precisa construir a sua loja do zero. Além disso, a Loja Integrada oferece integração com os principais meios de pagamento no e-commerce (como o Mercado Pago) e oferta consultorias, visando auxiliar os empreendedores que estão iniciando sua operação na internet.
As ferramentas digitais para empreendedor, como vimos, ajudam o negócio a ter mais eficiência e praticidade. Também é fato que essas ferramentas trazem uma gestão mais inteligente ao negócio, evitando erros operacionais e retrabalhos que tanto prejudicam a fluidez dos processos.
Você já usa uma ou mais dessas ferramentas citadas e gostaria de compartilhar sua experiência? Então aproveite e deixe seu comentário!