Como otimizar a recuperação de boletos de vendas?

14 dez

Como otimizar a recuperação de boletos de vendas?

Os boletos bancários são uma forma eficiente e segura de fazer a cobrança dos clientes. Ele permite que o consumidor saiba quanto deve e dá a ele a liberdade de fazer o pagamento da forma que achar melhor. Além disso, esse é um dos métodos mais utilizados para pagamento nos modelos digitais, como o Internet Banking — afinal, o cliente não precisa pagar taxas (TED e DOC) ao pagar um boleto.

Como se essas vantagens já não fossem boas o suficiente, o boleto ainda tem o teor de documento, fazendo com que seja possível recuperá-lo por vias judiciais. Um grande exemplo disso é quando abrimos um protesto e o banco corre atrás da recuperação de crédito.

Mas como nem tudo são flores, alguns boletos acabam ficando perdidos, clientes esquecem de pagar e o crédito da empresa fica negativo. Para evitar essa situação, separamos 5 dicas para que você consiga recuperar os boletos bancários de sua empresa. Confira!

1. Monte um ciclo de e-mails

É comum que alguns clientes não paguem seus boletos apenas por esquecimento. Nesse caso, é fácil evitar que isso ocorra e garantir o pagamento da conta: basta criar um ciclo de e-mails automáticos (existem sites que oferecem esse serviço) para cada boleto emitido. No texto do e-mail, o ideal é que tenha informações sobre a compra feita, o valor do boleto e prazo, alertando, em dias, o quanto falta para o documento vencer.

2. Na véspera de vencimento dos boletos bancários, entre em contato

Quando estiver chegando em cima da data do vencimento do boleto bancário, a melhor abordagem é partir para o contato mais humanizado. Redija um e-mail um pouco maior, relembrando o cliente da compra, e pergunte-o se o boleto já foi pago. Faça isso e conclua dizendo que caso já tenha sido pago, é importante que ele avise para que você entre em contato com o banco para ver o que aconteceu.

Repare que não estamos cobrando ao fazer esse tipo de abordagem, mas a cobrança está acontecendo.

3. Ofereça a possibilidade de emitir novo boleto

Quando o boleto vence, alguns clientes sentem-se desestimulados a ir em um banco específico para fazer o pagamento ou pagar multas. Nesse caso, mande um e-mail para o cliente avisando que o boleto venceu e que o pagamento não foi encontrado. Além disso, explique que, caso ele ainda não tenha pago, é só entrar em contato e um novo boleto será gerado.

4. Faça contato telefônico

Depois de passados alguns dias do vencimento dos boletos bancários (entre 3 a 6 dias), é o momento de ter um contato telefônico com o cliente — esse contato deve ser gravado. No contato é preciso confirmar se o boleto realmente não foi pago e qual o motivo de isso ter acontecido.

Confirmadas essas questões, é hora da negociação: pergunte qual a melhor forma de sanar a questão e ofereça possibilidades ao cliente. É possível dividir o valor em dois boletos, avançar um pouco com a data de vencimento, reaver o produto etc. O importante é chegar a uma conclusão com a ligação — mas sempre sendo muito cortês!

5. Abra um protesto

No final das contas, se nada deu resultado e o cliente não cumpriu com a proposta feita no contato telefônico, é o momento de acionar o banco. Entregue a responsabilidade de cobrança para a instituição financeira que detém o boleto, abrindo um protesto para os valores não pagos.

O protesto é uma medida muito drástica e normalmente faz com que a empresa perca o relacionamento com o cliente. Por isso, ele deve ser usado apenas em última instância, quando não houverem mais opções.

Com esses passos, é possível fazer uma recuperação de crédito eficiente. Raramente conseguiremos reaver todo o dinheiro de uma empresa durante as ações de cobrança, mas quando elas são feitas da maneira correta as chances aumentam muito. Os boletos bancários, por exemplo, facilitam todo esse processo e dão mais segurança para as organizações.

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