Trabalho Remoto

Confira quais as principais vantagens do trabalho remoto!

O trabalho remoto é um modelo de trabalho no qual os colaboradores podem atuar sem estarem presentes no ambiente organizacional, podendo realizar suas atividades em qualquer lugar: casa, outros escritórios, durante viagens, entre outros. Essa modalidade tornou-se mais evidente com a pandemia do novo coronavírus.

Com o retorno a normalidade, muitos gestores estão considerando manter esse modelo em seus negócios. Mas será que vale a pena? Mostraremos a seguir as principais vantagens deste fim. Boa leitura.

As 5 principais vantagens do trabalho remoto:

Flexibilidade

Um ponto importante para o trabalho remoto ser bem-sucedido é a flexibilidade. A pessoa pode realizar suas atividades a partir de qualquer lugar, podendo optar por locais que sejam mais aprazíveis. Por exemplo, se ela gostaria de poder trabalhar em um café naquele dia, aproveitando a movimentação do local, é possível. Quer viajar e curtir o trabalho com uma vista interessante? Também é possível.

Além disso, o colaborador pode realizar suas atividades no horário em que realmente rende melhor, caso as atividades sejam assíncronas. Ou, ainda, pode realizar atividades que sejam do seu interesse em horário comercial e compensar trabalhando em outros horários.

Conforto

Muitas pessoas passaram a criar um ambiente que é mais confortável para seu dia a dia em casa, durante o período de isolamento social. Compraram cadeiras ergonômicas, encontraram modos de iluminação mais eficientes, conseguiram encontrar os modos que são mais confortáveis e eficientes para elas.

Assim, o ambiente do escritório pode não ser mais tão vantajosos para elas. Por exemplo, quem mora sozinho consegue ter um maior silêncio, o que pode ser uma forma mais atrativa para que ela trabalhe. Para elas, portanto, pode ser interessante manter o trabalho remoto.

Produtividade

Ao estarem em um ambiente confortável e, muitas vezes, com a possibilidade de definir os seus próprios horários, permite que ela possa focar mais em suas atividades e, assim, seja possível ter uma maior produtividade.

Quando a pessoa precisa deslocar-se entre casa e trabalho, pode muitas vezes ter algumas preocupações com o ambiente caseiro ou, até mesmo, com o deslocamento, que podem roubar sua atenção no dia a dia. Além disso, o cansaço do trajeto pode, também, causar prejuízos de produtividade. Algo que não ocorre no trabalho remoto.

Menores custos

Quando há o trabalho remoto, a empresa não arca com questões como vale transporte, valores de estacionamento, entre outros pontos relacionados a deslocamento. Além disso, também pode economizar com valores em contas fixas, como energia elétrica, água, gás, entre outros.

Melhor custo-benefício

Olhando para todos os pontos que falamos, você pode identificar que é possível ter um melhor custo-benefício para a empresa. Afinal, é possível aumentar a produtividade, trazer maior conforto e bem-estar para os profissionais e reduzir custos para as empresas, além de ser mais sustentável.

Com isso a sua empresa pode conseguir entrar na nova era tecnológica e, portanto, é possível entrar no futuro do trabalho. E, claro, isso resulta, justamente, em destacar-se dos concorrentes ao longo do tempo.

Mas para que funcione, é importante considerar a adoção de melhores práticas, tais como:

  • tenham obrigações bem definidas;
  • foquem nas metas e não nos horários;
  • considere a possibilidade de atividades assíncronas;
  • estabeleça soluções de gerenciamento de equipes e gestão de comunicação.

E, para isso, conte com a Asplan. Podemos auxiliá-lo na adoção de ferramentas tecnológicas que levarão a sua empresa para o futuro do trabalho e permitir o trabalho remoto com maior eficiência.

Entre em contato e saiba mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *