Atualmente, as mudanças ocorridas em escritórios de contabilidade são muitas. Grande parte delas ocorrem por consequência direta da implementações de novas tecnologias, ocasionando a perda do valor de mercado dos preços de serviços cobrados. Uma dessas mudanças para os gestores é a contabilidade consultiva.
Esse termo é muito mencionado em todos os eventos de contabilidade pelo Brasil, uma vez que caracteriza — de fato — uma transformação na mentalidade do mercado. Todavia, é necessário sair da parcialidade e levar ações práticas para apresentar aos clientes e ao mercado essa mudança de postura.
Pensando nisso, neste post, explicaremos melhor o que é a contabilidade consultiva, quais são as suas vantagens e como implementá-la na sua empresa. Acompanhe!
O que é contabilidade consultiva?
A contabilidade consultiva ocorre quando as informações contábeis são usadas totalmente para gestão e tomada de decisões na empresa. Os usuários utilizam esses dados para observar e decidir sobre o progresso do negócio.
Esse é um tipo de contabilidade em que é possível informar os gestores sobre os planos financeiros e econômicos de suas organizações, assegurando o equilíbrio entre as despesas e receitas, e a sua competitividade no mercado.
Entre as atividades executadas pelo contador especialista na contabilidade consultiva, estão:
- auxilia na gestão fiscal, financeira, estoques etc.;
- identifica e avalia oportunidades de mercado;
- fornece relatórios sobre as finanças da empresa;
- facilita a captação de recursos dos órgãos financiadores;
- expande o mercado de clientes da companhia;
- realiza projeções de investimentos.
Como implementá-la nas empresas?
É imprescindível saber implementar a contabilidade consultiva da forma correta em sua empresa, para conseguir obter o resultado esperado. Para isso, existem algumas dicas que podem lhe ajudar. Confira!
Faça um alinhamento do propósito da contabilidade com a sua equipe
Se a sua equipe não for junto, não será possível ir a lugar algum. Por esse motivo, ela deve comprar essa briga junto com você.
Geralmente, as pessoas são movidas por causas que elas defendem. Logo, todo o seu processo de conscientização sobre o verdadeiro papel do contador deverá ser reproduzido para a sua equipe e abraçado por ela.
Realize um planejamento
Antes da execução, é necessário que haja a etapa de planejamento. Afinal, é imprescindível que o profissional possa se preparar bem antes de agir.
O planejamento e a execução andam de mãos dadas, de forma tão significativa que não é possível isolar um do outro. Por isso, a permanência e o desenvolvimento do negócio necessitam de planejamento e visão de futuro — e a contabilidade consultiva trabalha para incluir os planos de crescimento do cliente.
Elementos como aumento do tamanho da empresa, mudanças de atuação em diversos segmentos e exportação devem ser sempre considerados, assim como mudanças nos enquadramentos de legislação e de patamar tributário e fiscal, projeção de investimentos e de receitas, gastos com os impostos e a estrutura da empresa, entre outras questões.
Invista na conscientização e treinamento da equipe
É bem difícil conseguir ajudar seus clientes sozinho. Assim, é necessário analisar se a sua equipe apresenta esse mesmo tipo de experiência e se é possível trabalhar o seu negócio de maneira efetiva nesse modelo. Caso contrário, treine a sua equipe para contar com profissionais mais qualificados a auxiliar o cliente. Além disso, analise o tipo de informação que é necessária internamente.
Você é o empreendedor do seu negócio contábil. Portanto, considere contratar um profissional para ficar encarregado dos treinamentos, para que você possa focar sua atenção e tempo nos demais assuntos importantes da empresa.
Lembre-se de que os processos facilitam muito quando se forma um time de colaboradores habilitados. Com isso, seus resultados melhoram de forma significativa, uma vez que fica claro que isso é uma otimização do seu negócio.
Reinvente a forma de fazer negócio
Em plena era da tecnologia, a contabilidade online é uma realidade que mostra avanços significativos a todo momento.
A verdade é que houve uma queda do ticket médio dos honorários contábeis de empresas com foco exclusivo em contabilidade operacional. Essas mudanças se estabilizaram no cenário, e você precisará se adaptar a elas.
Dialogue com empresários que estão no teto da pirâmide, compareça a eventos e estude os cases de sucesso. Tente compreender os meios pelos quais você conseguirá ter benefícios, em vez de julgar o novo padrão de comportamento dos clientes.
As mudanças causarão ainda mais impacto no mercado contábil brasileiro, e a decisão de ficar para trás ou garantir seu progresso pertence apenas a você.
Quais são as vantagens que ela oferece?
Certamente, a mudança de mentalidade é o caminho para continuar nesse campo de batalha que se transformou o mercado de prestação de serviços contábeis, incluindo a contabilidade consultiva para o gestor. A mencionada mudança deve ser direcionada e consultiva, com o intuito de saber o que de fato o empresário necessita de um prestador desse tipo de serviço.
É preciso apresentar um algo a mais que realmente solucione gargalos e traga valor efetivo, uma vez que o negócio não pode se limitar apenas a atender as necessidades do cliente.
Assim como os profissionais desse ramo, as organizações do setor de contabilidade não tem outro destino a não ser caminhar junto ao empresário. Os que não acompanharem esse curso podem correr o risco de serem forçados a deixar de empreender nesse mercado.
Diferentemente daquela executada por contadores ainda ligados ao modelo tradicional, a contabilidade consultiva apresenta um objetivo mais focado no cliente e deixa claro o seu interesse em uma relação direcionada para ajudar a eliminar seus problemas de maneira mais estratégica.
Caso o cliente consiga enxergar o valor desse auxílio, o profissional contábil passará a ser visto de forma diferenciada, abrindo possibilidades de um relacionamento mais estável e fortalecido entre ambos.
Como vimos, a contabilidade consultiva na empresa é uma ferramenta essencial para captar novos clientes. Ao seguir as estratégias que explicamos, será muito mais fácil conquistar os objetivos esperados, não somente desse setor, mas de toda organização.
E então, gostou deste post sobre contabilidade consultiva? Aproveite a sua visita para assinar a newsletter e receba as nossas atualizações diretamente em sua caixa de entrada!