Uma boa gestão de clientes pode ser o diferencial para seu escritório. E para isso, um CRM para contabilidade pode ter um efeito extremamente positivo. Afinal, é um modelo de negócios que tende a ter um grande volume de clientes e, por isso, é fundamental manter uma boa gestão de relacionamento com eles.
Neste artigo, vamos trazer todos os detalhes que você não pode deixar de saber para uma adoção confiável e de sucesso do CRM em seu escritório de contabilidade. Confira a seguir.
O que é CRM para contabilidade?
CRM (Customer Relationship Management ou, em português, Gestão de Relacionamento com o Cliente) trata-se de uma estratégia, alinhada com um conjunto de ferramentas que permitem aos escritórios de contabilidade gerenciar e otimizar as interações com seus clientes de maneira eficaz.
Seu principal objetivo é proporcionar relacionamentos sólidos e duradouros com a carteira de clientes da sua empresa. Algumas de suas características são:
- centralização de informações essenciais em um mesmo espaço (como histórico de interações, necessidades específicas, datas importantes, detalhes de contato e especificidades do cliente);
- automação de tarefas, permitindo resolver algumas questões automaticamente, como lembretes de compromissos, envio de comunicações, gerenciamento de follow-ups e organização de documentação;
- melhoria na comunicação, facilitando a troca de informações e lembrando interações anteriores, o que será fundamental para facilitar os processos de diálogo.
Como implementar um CRM para contabilidade?
A implementação de um CRM para contabilidade requer um processo planejado. Separamos um passo a passo que ajudará em sua adoção:
- avalie as necessidades: o que seu negócio precisa ter em uma solução primordial para uma boa gestão de clientes? Por exemplo, precisa de uma gestão de contatos? Acompanhamento das vendas? Atende clientes específicos que demandam questões específicas (como escritórios de contabilidade voltados aos profissionais de tecnologia)? Ter tudo isso em mente ajudará nesse processo;
- escolha a melhor solução CRM: escolha uma plataforma que não só atenda às suas necessidades, que foram definidas anteriormente, mas também que tenha experiência no mercado, tenha um bom suporte e tenha um feedback positivo de outros clientes;
- treine a equipe: agora é o momento de preparar as equipes sobre como usar o CRM de maneira eficaz, proporcionando que todos compreendam como aproveitar ao máximo o uso da plataforma;
- integre o CRM com os sistemas existentes: outro passo importante é certificar-se de que o CRM seja integrado com as soluções que já são utilizadas em seu escritório, favorecendo a troca de informações entre eles. Nesse momento, as melhores empresas fornecedoras auxiliarão no processo, prestando todo o suporte para isso.
Quais as vantagens de um CRM para contabilidade?
Contar com um CRM em seu escritório de contabilidade poderá proporcionar diversos benefícios diretos e indiretos. Alguns deles são:
- proporciona um atendimento personalizado e direcionado ao cliente, melhorando sua satisfação com o seu escritório;
- aumento de contratações, já que é possível perceber mais claramente leads e oportunidades de negócios;
- gestão de tarefas simplificadas, já que muitas delas poderão ser automatizadas e economizar tempo;
- geração de insights importantes, já que o CRM permite a criação de relatórios e análises, ajudando em tomadas de decisões mais estratégicas;
- centralização de informações em um único local, facilitando o acesso dos times.
O CRM para contabilidade é uma ferramenta valiosa, potencializando os resultados e otimizando o relacionamento com o cliente. E não é só isso: ele ajuda a aumentar a eficiência e, consequentemente, impulsionar o resultado do escritório.
Esperamos que, com este conteúdo, você consiga fazer uma implementação de sucesso! E se quer contar com o melhor CRM do mercado, conte com a Asplan.
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