Gestão ágil de projetos: 3 dicas sobre como aplicar em sua empresa

28 jun

Gestão ágil de projetos: 3 dicas sobre como aplicar em sua empresa

O cotidiano corporativo tem se mostrado a cada dia mais corrido e agitado, já que a transformação digital tem impulsionado o comportamento de consumo, causando uma reação em cadeia que leva as empresas a terem demandas cada vez maiores. A gestão ágil de projetos, neste sentido, se mostra como uma solução em meio a prazos curtos e clientes exigentes.

Por isso, preparamos este artigo para que você entenda o que é gestão ágil de projetos, qual sua importância e como aplicá-la na empresa. Para saber mais sobre o assunto, continue a leitura deste conteúdo!

O que é gestão ágil de projetos?

Gestão ágil de projetos ou, como também é conhecida, metodologias ágeis, é um conjunto de estratégias e ações que têm como finalidade melhorar os processos de entrega de um projeto, tornando-o mais eficiente e rápido.

A gestão ágil de projetos é importante devido ao fato de que não se trata somente de reduzir o tempo total aplicado para que os projetos sejam concluídos, mas sim entregar valor mais agilmente ao cliente.

Para isso, ela abrange a criação de ciclos curtos de desenvolvimento — e mensuração de desempenho —, estabelecendo a entrega de uma determinada tarefa ao término deles.

Entre os exemplos de metodologias ágeis mais comumente aplicadas pelas empresas brasileiras, podemos citar:

  • Nexus;
  • Lean;
  • SCRUM;
  • Kanban;
  • Scaled Agile Framework (SAFe).

Como aplicar a gestão ágil de projetos?

Veja agora como colocar a gestão ágil de projetos em prática na empresa!

1. Documente o planejamento e os objetivos que deseja alcançar

Assim com em outros tipos de metodologias ágeis, a gestão ágil de projetos também deve registrar as expectativas, os pontos que serão abordados, os resultados almejados, entre outros aspectos relacionados. É importante definir questões como:

  • prazos;
  • etapas;
  • responsáveis;
  • atividades.

Entre outros pontos que facilitem o alinhamento com a equipe. Lembrando que existem ferramentas que facilitam a visualização do quadro de tarefas, ou dashboard.

2. Treine adequadamente o time e esclareça os motivos da adoção da metodologia ágil

É fundamental que os profissionais recebam orientação e entendam os motivos pelos quais uma determinada metodologia ágil foi escolhida para agilizar o projeto, especialmente se essa for a primeira vez que eles têm contato com ela.

3. Oriente o cliente sobre como será a entrega dos resultados do projeto que está sendo desenvolvido

Muitas vezes o desenrolar de um projeto não visa apenas a entrega de um produto ao cliente final. Dependendo do modelo de negócio, pode acontecer da empresa estar envolvida na criação de, por exemplo, uma ferramenta para melhorar processos internos.

Seja qual for a situação, é importante que o cliente seja informado e orientado sobre o que exatamente está sendo desenvolvido e como será entregue.

Como você pôde ver, a gestão ágil de projetos é um conjunto de estratégias e ações voltadas para acelerar o processo de entrega sem que se abra mão da qualidade nos resultados finais. Aplicá-la na empresa é uma tarefa que exige planejamento, disciplina e comprometimento de todos os envolvidos na equipe.

Este artigo foi útil para você? Então, não deixe de conferir também o nosso post sobre a importância da segurança financeira!