Independente do seu porte e do seu setor de atuação, toda empresa precisa faturar para manter o negócio vivo. Mesmo que os números alcançados já sejam bons, sempre há maneiras de melhorar os resultados obtidos. Mas você realmente sabe o que é e como aumentar seu faturamento?
Nesse sentido, é imprescindível não só entender o que é o faturamento, mas também conhecer as maneiras de elevá-lo para que isso se traduza em lucratividade. Por isso, preparamos um post com todas as dicas para fazer isso. Boa leitura!
O que é o faturamento, afinal?
O faturamento nada mais é do que todo o dinheiro que a sua empresa tenha em caixa — desde que esses valores sejam gerados pela venda dos seus produtos e serviços que a sua companhia ofereça.
Assim, caso uma empresa venda mouses de computador a R$ 50 cada, caso ela feche um mês com 1000 unidades vendidas, o seu faturamento mensal será de R$ 50 mil.
Diferença entre faturamento, lucro e receita
Contudo, é importante ter cuidado para não confundir esses conceitos. Se a mesma empresa que faturou os R$ 50 mil recebeu apenas metade do valor e a outra metade seja referente a vendas parceladas ou ainda pendentes de pagamento, a receita foi de R$ 25 mil.
Desse modo, podemos dizer que a receita é o dinheiro que está efetivamente no caixa da empresa, enquanto o faturamento é um conceito mais amplo, que engloba o dinheiro que a empresa tem agora e aquilo que ainda vai entrar.
Como faturamento é toda a quantia que a sua empresa obteve com vendas, o lucro é o valor que resta após o pagamento das dívidas do negócio. Aí, entram:
- aluguel da loja;
- contas recorrentes, como água e luz;
- salário dos colaboradores;
- pagamento de fornecedores;
- entre outros.
Desse modo, com números fica mais fácil entender as diferenças. Se a empresa gastou R$ 15 mil com despesas em todos os meses, então podemos listar os seguintes valores mensais:
- faturamento: R$ 50 mil;
- receita: R$ 25 mil (faturamento menos o dinheiro a receber);
- lucro R$ 35 mil (faturamento menos as despesas).]
Qual é a relação do faturamento com o regime tributário?
Nas empresas brasileiras, é comum encontrar exemplos de instituições que dedicam mais de 30% dos seus gastos ao pagamento de impostos. Isso ocorre por conta da legislação, mas também pode estar acontecendo pela opção de um regime tributário que não é o mais adequado para o negócio.
Assim, o pagamento de impostos além do necessário acaba impactando negativamente no faturamento. Por isso, o orçamento empresarial precisa colocar no papel todos os débitos e créditos de cada tributo associado às atividades do seu negócio.
Todos os impostos devem ser considerados, levando em conta as esferas — isto é, há tributos municipais, estaduais e federais. Por isso, é muito importante contar com uma boa equipe de contadores para realizar uma possível transição sem impactar negativamente os cofres da empresa no médio e longo prazos.
Com uma carga menos pesada de impostos, a empresa poderá realizar investimentos, adquirir tecnologias e até distribuir bônus para os funcionários mais produtivos, por exemplo. Tudo isso ajuda a colocar o negócio no caminho certo para um faturamento superior ao atual.
Como aumentar o faturamento da empresa?
Agora, mostraremos algumas técnicas para aumentar efetivamente o faturamento da empresa.
Aumente o número de clientes
O primeiro método é realizar a prospecção de clientes, gerando meios de interagir com as pessoas que se interessam pelos seus produtos. Alguns dos consumidores em potencial entram em contato nas redes sociais, realizam cotações online ou deixam o e-mail nas visitas à loja virtual, por exemplo.
Assim, a prospecção envolve pegar o contato das pessoas interessadas nos produtos e conversar com elas para entender o nível de interesse que elas têm em comprar. É por isso que é importante manter o cadastro dos consumidores e dos leads atualizado, já que essas informações que fomentarão as estratégias.
Por isso, preste atenção às pessoas que interagem com suas redes sociais, assim como aquelas que realizam cotações online e as que comentam nos posts do seu blog. Como o faturamento está diretamente ligado às vendas, fechar negócios é o que fará esse indicador subir.
Gerencie o fluxo de caixa
Gerenciar o fluxo de caixa da empresa de maneira eficiente e responsável é indispensável para aumentar o faturamento — já que ele está diretamente conectado às contas a pagar e a receber da empresa.
Para fazer isso, sempre lembre de fazer o básico, isto é: separar receitas e despesas, categorizando cada tipo de recebimento de valores e de gastos da instituição.
Divulgue sempre
O marketing e a publicidade foram criados com um objetivo bem simples: ajudar as empresas a se manter no radar das pessoas, o que faz com que mais clientes em potencial possam conhecer e confiar naquela marca.
O marketing digital, por exemplo, é uma maneira simples e barata de conseguir a atenção das pessoas e levar a sua empresa a faturar mais. Um meio básico de utilizá-lo é alimentar as suas redes sociais, interagindo com os clientes e compartilhando promoções e fotos dos seus produtos e serviços.
Quanto maior o alcance da sua empresa, maiores serão as chances de que ela fature com suas vendas. Por isso, pesquise sobre o seu público-alvo e descubra em quais redes sociais ele está. Do mesmo modo, garanta que o seu site seja estável para que as informações estejam sempre disponíveis.
Invista em treinamentos
Um dos aspectos mais positivos dos treinamentos e palestras é que eles motivam os seus colaboradores, que entendem que a empresa investe no futuro dessas pessoas. Funcionários motivados trabalham melhor, se identificam com a instituição e obtêm resultados melhores.
Por isso, cabe aos gestores motivar os colaboradores que compõem o negócio. Isso pode ser feito de algumas maneiras diferentes:
- treinamento de qualidade;
- dinâmicas e reuniões em grupo para coletar feedbacks;
- estabelecimento de um sistema de premiação para vendedores com os melhores resultados;
- bônus, benefícios e comissões por vendas.
Ofereça atendimento de qualidade
Oferecer atendimento de qualidade no mercado de hoje, com tantos concorrentes disponíveis na internet, é um diferencial para fidelizar clientes, conquistar novos e garantir que o negócio potencialize seu faturamento.
Por isso, complementando a dica anterior, invista em treinamentos que elevem a qualidade do atendimento da sua empresa. Não adianta ter os melhores produtos se a interação das pessoas com os funcionários é problemática.
Utilize a tecnologia
É possível encontrar diversas soluções para otimizar o controle financeiro da empresa e, consequentemente, proporcionar todas as condições necessárias para aumentar o faturamento. Um exemplo disso é o ERP.
A Asplan oferece várias opções para melhorar a gestão financeira e organizar a contabilidade do negócio. Você poderá armazenar suas notas fiscais com eficiência, gerir os documentos, obter um certificado digital e criar todas as condições possíveis para organizar seus recursos e melhorar seu faturamento.
Como você viu nesse artigo, há diversas opções para a empresa conseguir elevar o seu faturamento. Uma boa ideia é combinar tecnologia de ponta, marketing, um bom trabalho de contabilidade e uma política de prospecção de clientes para manter os números em bom patamar — ou até elevá-los.
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