,Muitas empresas entram em uma verdadeira bola de neve por falta de controle das suas obrigações contábeis. Isso, normalmente, acontece por não haver uma boa relação entre a pessoa jurídica e contador.
Além disso, existem empresários que não são do ramo contábil que acreditam que podem cuidar dos compromissos inerentes aos seus negócios e ainda fazer a contabilidade, por conta própria.
O resultado disso, são problemas com a justiça, prejuízos e muita dor de cabeça. E para que você não corra o mesmo risco desses gestores e proprietários de empresa elaboramos este artigo.
Aqui vamos descrever o quanto o seu negócio pode ser beneficiado com a boa relação entre a pessoa jurídica e o contador. Além disso, vamos descrever todos os documentos que você precisa providenciar para esse profissional todo mês.
O que faz o contador para a pessoa jurídica?
O contador ou contabilista, quando é contrato pela pessoa jurídica, é o profissional que cuidará das tarefas pertinentes à gestão contábil da empresa. Esse gerenciamento envolve consultoria e execução de atividades nos ramos tributários, fiscais e administrativos.
Conheça agora as principais atribuições do contador para as pessoas jurídicas:
- abertura e fechamento da empresa;
- alterações contratuais;
- elaboração de registros comerciais;
- preparação da folha de pagamento;
- relação de contas a pagar e receber;
- execução de conciliação bancária;
- controle do fluxo de caixa;
- emissão de relatórios financeiros e informações contábeis.
Quais são as responsabilidades do contador?
Quando um contador é contratado por uma empresa, ele assume responsabilidades em três esferas da sociedade. Saiba quais são elas:
- responsabilidade civil;
- responsabilidade tributária;
- responsabilidade penal.
Responsabilidade Civil
Na responsabilidade civil, o contador é responsável por cuidar de rotinas como a folha de pagamento, fluxo de caixa, entre outras atribuições citadas acima.
Responsabilidade Tributária
Entende-se como responsabilidade tributária para os contadores as atividades relativas ao pagamento de impostos, tributos e contribuições, nas competências federais, estaduais ou municipais.
Responsabilidade Penal
Caso o contador cometa alguma irregularidade por imperícia, negligência ou imprudência, ele pode responder pelos seus atos de maneira culposa. Ou seja, quando suas ações não são consideradas de má-fé.
E se caso suas atuações sejam interpretadas como propositais e suas ações resultarem em prejuízos para terceiros, as suas penalidades serão consideradas no âmbito da intenção dolosa.
Qual é a relação entre pessoa jurídica e contador?
A relação entre pessoa jurídica e contador é profissional e de muita confiança. Afinal, nesse relacionamento há a troca de informações confidenciais de extrema importância para o negócio.
O contador sabe de tudo que se passa na empresa, como faturamento, dívidas, valores dos salários dos proprietários, dos funcionários. Além de ter conhecimento até mesmo das estratégias futuras do empreendimento.
Quais documentos contábeis devem ser enviados ao contador todo mês?
Para que o contador consiga emitir guias para pagamento e encaminhar informações para os órgãos fiscalizadores, ele precisa receber da empresa alguns documentos.
E o envio dessa documentação é de extrema importância para as pessoas jurídicas, pois evita o pagamento de multas, causas trabalhistas, protestos em cartórios, entre outros prejuízos financeiros.
Confira quais são os documentos a serem enviados todo mês para os contadores:
- pró-labore;
- salários;
- férias;
- vale-refeição;
- vale-transporte;
- comprovantes de recolhimento de impostos;
- dados para lançar na folha de pagamento.
E então, percebeu o quanto a relação entre pessoa jurídica e contador é importante para o bom funcionamento dos negócios? Sabendo disso, não abra mão dos serviços desse profissional.
Achou o conteúdo interessante? Você pode receber informações como essa assim que forem publicadas, mas para isso é necessário inscrever-se em nossa newsletter. Nos vemos em breve!