Investir Em Franquias

Vale a pena investir em franquias? Descubra!

O empreendedor que deseja atuar no mercado pode se beneficiar bastante do modelo de franquia. Ele não precisa, por exemplo, criar um plano de negócios, visto que a empresa franqueadora já fez isso. Em meio a tantas incertezas do mercado, investir em franquias surge, portanto, como uma excelente alternativa.

Neste artigo falaremos com mais detalhes sobre franquias. Além do conceito, vamos destacar as vantagens desse modelo, além de apresentar aquelas que apresentam maior rentabilidade. Para se aprofundar no tema e lucrar alto com as franquias, continue a leitura até o final!

O que é uma franquia?

Imagine uma empresa já consolidada no mercado. Quando ela deseja expandir suas operações, passa a adotar o modelo de franquia, que é a concessão de marca ou patente feita a um terceiro. O conceito de franquia engloba também o direito de distribuição exclusiva ou semiexclusiva de produtos e serviços, sendo que o franqueado deve realizar pagamentos ao franqueador, mediante contrato. Alguns dos principais tipos de franquias são:

  • unitária: o franqueado recebe a permissão para representar a marca por meio de um único estabelecimento, a critério do franqueador;
  • master: o franqueado pode instalar mais de uma unidade do franqueador na mesma região. Além disso, requer mais capital que o primeiro;
  • microfranquia: modelo conhecido pelo custo inicial baixo, com pouca ou nenhuma dependência de instalações físicas. Portanto, pode ser exercido em home office.

Quais as vantagens de investir em franquias?

Uma das principais vantagens da franquia é a taxa de sucesso ser maior do que se o empreendimento fosse feito do zero. Em outras palavras, o franqueado ganha em termos de rentabilidade e estrutura completa da franqueadora, inclusive os treinamentos. Além disso, os esforços para captar clientes são um pouco menores, visto que, na maioria das vezes, a franqueadora já tem uma certa credibilidade no mercado.

Vale também destacar a maior facilidade em conseguir alugar estabelecimentos de grande movimentação, como os shoppings. Quando se empreende do zero, os aluguéis e luvas (valor adiantado pago do locatário ao locador) podem ser proibitivos. No entanto, quando se representa uma empresa de renome, a negociação tende a ser mais amigável, assim como os valores.

Quais as franquias mais rentáveis?

Um dos ramos mais lucrativos em termos de franquias é o de alimentação. Outros segmentos que podem dar muito certo, por exemplo, são saúde, beleza e moda, apesar de exigirem um capital inicial um pouco elevado. Mais algumas franquias rentáveis que podemos citar aqui são:

  • hotelaria e turismo;
  • lazer e entretenimento;
  • serviços educacionais;
  • serviços educativos.

Como um software pode ajudar nesse tipo de negócio?

Para aumentar as chances de sucesso na hora de investir em franquias, contar com um software de gestão é fundamental. É preciso fazer o devido controle de todas as operações do negócio, e uma solução com tecnologia robusta faz toda a diferença. Segurança é outro ponto que um sistema de gestão ajuda a potencializar, dando maior previsibilidade ao fluxo de caixa e aumentando a eficiência das rotinas contábeis e financeiras da franquia.

Franquias podem ser bastante benéficas ao empreendedor iniciante que não deseja ter tantos riscos. Dado que um software pode melhorar o financeiro e a contabilidade do negócio, conheça as soluções da Asplan. Nossa empresa está há mais de 30 anos no mercado, proporcionando uma gestão mais eficiente aos nossos clientes empresariais. Conte com a nossa experiência para que a sua franquia seja bem-sucedida e lucrativa!

Fale com nossos atendentes e obtenha mais informações de como as soluções Asplan podem melhorar a gestão do seu negócio!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *