Para muitos empreendedores, o principal objetivo é possibilitar otimizações, seja com relação à acessibilidade, bem-estar, seja na produtividade do seu negócio. Norteando-se por essa ideia, um nome que vem chamando bastante atenção das empresas é o modelo SaaS. Possivelmente você já ouviu falar ou até mesmo faz uso de algum de seus recursos.
Nos últimos anos, o modelo de negócio Software as a Service (SaaS) tem se tornado cada vez mais popular, principalmente por causa de plataformas como Dropbox (armazenamento na nuvem), Spotify (streaming de música) e Netflix (streaming de vídeo). Como se pode notar, esse tipo de tecnologia atua em diversas áreas do mercado. Ele está presente em setores relacionados a gerenciamento de área jurídica, a sistema de gestão, entre outros campos em que se utiliza tecnologia em serviços.
Mas você sabe o que é modelo SaaS? Neste post tiraremos algumas dúvidas a respeito do modelo SaaS. Acompanhe!
1. O que é o modelo SaaS?
O SaaS (Software as a Service) é uma maneira de tornar disponível soluções de tecnologia e softwares por meio da internet, como um serviço. Com ele, sua empresa não tem a necessidade de instalar e realizar a atualização de softwares ou hardwares. Seu acesso é bem fácil: somente é preciso se conectar à internet.
Os aplicativos SaaS são executados nos servidores das empresas provedoras, que têm a responsabilidade de gerenciar o acesso e manter a conectividade, a estrutura de segurança de dados e servidores necessários para o serviço.
O SaaS é uma maneira de distribuição de software disponibilizada na nuvem. Dessa forma, os usuários podem utilizar os serviços quando quiserem. Exemplos mais comuns são plataformas de streaming de vídeos e músicas, calendários, emails, entre outros.
2. Para que serve?
Os SaaS são modelos de como disponibilizar algum software por meio da internet, sem que seja preciso algum download ou fidelidade. É simples: o cliente realiza uma assinatura e paga somente pelo que vai utilizar, dentro do período que desejar. O pagamento funciona não como um pagamento por aquisição como outros softwares, mas como uma mensalidade.
O SaaS depende do espaço em nuvem para o armazenamento de todos os dados e também de alguma conexão com a internet. Lembrando que ele não elimina a necessidade de um servidor, além de ser um serviço prestado de forma absolutamente digital, logo deve ter um servidor para estar online. Apesar de o software como serviço em nuvem parecer simples e fácil é preciso analisar bem quando o mercado SaaS é a melhor alternativa para a sua empresa.
3. Como funciona o modelo SaaS?
Neste tipo de modelo, o sistema é comercializado como serviço, e não como produto. Dessa forma, as aplicações são utilizadas pela internet e não é realizada a instalação de nenhum programa nos equipamentos. Há versões pagas (Office 365) e gratuitas (Gmail), que suprem as necessidades de rotinas pessoais e profissionais.
Isto quer dizer que agora as organizações podem ter a ajuda de sistemas de gestão na nuvem e de uma solução personalizada, conforme as necessidades da empresa.
4. Quais os seus diferenciais?
O SaaS oferece acesso remoto aos seus recursos via Internet, além de um serviço seguro e confiável, protegendo a segurança de cada cliente. Todos os clientes utilizam o mesmo sistema e têm a segurança de que nenhuma pessoa vai ter acesso às informações da sua conta. A sua receita é previsível, visto que a maioria dessas organizações trabalham com cobranças recorrentes.
5. Quais benefícios o modelo SaaS traz?
Agora que você já conhece um pouco mais sobre o conceito SaaS, é importante falarmos um pouco mais sobre as vantagens desse modelo de negócio:
5.1. Serviço mais acessível
Com o modelo SaaS será possível fornecer um serviço muito mais acessível para os seus clientes. Já que estes não devem mais pagar altos valores de licenças de softwares, muito menos comprar um produto que poderá tornar-se desatualizado posteriormente. Afinal de contas, a proposta de pagar somente por um certo período é muito mais chamativa.
Auxilia no controle financeiro e proporciona mais confiança ao utilizar a solução, já que não fica atrelado a ele por um longo período. A renovação do serviço será uma consequência da sua satisfação com o próprio e com a organização que está fornecendo.
5.2. Facilidade de acesso
Outro grande benefício do modelo SaaS é seu fácil acesso. Por ser uma solução que está disponível 24 horas por dia por meio da internet, pode ser acessado de qualquer lugar, basta estar conectado com a internet. Com isso a organização consegue assegurar agilidade, praticidade e mobilidade para os seus clientes. Não sendo necessário estar na sede da empresa para poder utilizar o serviço.
5.3. Melhor segurança da informação
Quando você disponibiliza um SaaS para o seu cliente, também está ofertando segurança para guardar os seus dados com total sigilo. Afinal de contas, tudo estará armazenado na nuvem e na conta do cliente, isto é, apenas ele poderá ter acesso às suas informações e interações feitas com o seu negócio.
5.4. Garantia de disponibilidade de serviço
Com o modelo SaaS você poderá oferecer uma boa garantia de disponibilidade de serviço, já que o controle dessa situação está nas suas mãos. Assim, fica bem mais fácil ajudar o cliente, se compararmos com o cenário em que teria o seu produto instalado em uma própria infraestrutura. Essa questão também evita ter que se deslocar para visitar o cliente e solucionar problemas ligados à disponibilidade.
6. Por que ele é relevante?
O modelo SaaS vem ganhando muito espaço no mercado por proporcionar mudanças significativas na rotina das empresas, possibilitando o controle e a gestão de processos relevantes, otimizando o rendimento de equipes e reduzindo a ocorrência de falhas nos trâmites burocráticos e primordiais das mesmas. Ele traz muitas vantagens na medida em que descomplica a sua implementação e utilização, diminui os custos e traz maior rapidez às etapas de adaptação ao novo modelo
Por fim, é importante saber que contratando qualquer tipo de serviço que seja baseado no modelo SaaS não será necessário instalar e nem atualizar nenhum software no seu computador. Isto é, não haverá preocupações ligadas a cumprir requisitos como esses, e só é necessário ter conexão com a internet.
Agora que você conhece o modelo SaaS, entre em contato conosco e saiba quais são os serviços que oferecemos em nossa empresa. Para isto, basta acessar nossa página!