Backup Online: Você Já Ouviu Falar? Conheça A Seguir Esse Serviço!

Você já ouviu falar em backup online? Conheça esse serviço!

Criar um backup significa fazer uma cópia de determinados arquivos de um local para outro que seja mais seguro. Isto é, trata-se da transferência de informações, independentemente do tamanho dos documentos eletrônicos, para um lugar onde esses dados estejam devidamente protegidos de ameaças externas. Uma das formas de fazer isso é utilizando o backup online.

Sabemos que a maioria das pessoas ainda associa o backup com um pendrive ou um HD externo. Contudo, a grande tendência que ganha cada vez mais espaço no mercado é o uso da nuvem para esse procedimento. Isso porque esse tipo de espaço online consegue fazer o armazenamento de grandes volumes de dados com muita segurança.

Leia este post para saber como manter as informações da sua empresa longe de ataques virtuais, muitas vezes, economizando recursos financeiros.

O que é e como funciona o backup online?

O backup dos arquivos corporativos pode ser realizado de duas formas:

  • offline: é o armazenamento em um servidor físico, ou seja, local;
  • online: é o armazenamento dos dados na nuvem.

Ao passo que o backup offline traz o benefício da agilidade, pois não depende da velocidade de nenhuma conexão banda larga, ele também apresenta muito mais vulnerabilidade a sofrer danos físicos e ser invadido por criminosos virtuais. Podemos dizer que essa forma de backup é como transferir o seu problema de lugar, em vez de achar uma solução para ele.

Por essa razão, a melhor opção é escolher o backup online. Isso porque o backup em nuvem tem todas as funcionalidades que o offline tem, acrescido de vários benefícios, que descreveremos mais a frente.

Esse tipo de backup é muito simples de ser executado, bastando apenas contratar o espaço do HD online de algum fornecedor de confiança, programar data e hora para que a cópia dos arquivos seja feita ou configurar uma sincronização (que é o mais indicado) para que o backup seja feito automaticamente a todo momento.

Para que ele serve?

O backup é o tipo de tarefa que ninguém prioriza, até que algo mais sério aconteça e todas as informações sejam perdidas. Os poucos gestores que pensam no assunto, muitas vezes, acabam desistindo de colocar isso em prática, porque é muito caro comprar os discos rígidos extras.

Mesmo que hoje em dia o backup seja um conceito um pouco mais disseminado, ainda existem empresas que não sabem como realizá-lo. Contudo, precisamos ressaltar que essa atividade é profundamente importante por vários motivos.

Fazer o backup constantemente é fundamental para que um negócio se desenvolva. Ele possibilita que todos os dados de vários departamentos sejam carregados no mesmo ambiente online, melhorando o desempenho operacional da organização.

Primeiramente, expor os arquivos com as informações corporativas pode ocasionar uma perda de credibilidade de qualquer companhia perante o mercado. Isso porque a partir do momento que os dados do seu negócio são roubados, todo tipo de informação que a empresa dispunha, tanto a respeito de si mesma como de seus clientes, parceiros e fornecedores, fica sendo de conhecimento público.

Essa situação resulta em um grande desgaste da imagem organizacional, ainda mais se o caso for comunicado amplamente na sociedade. Outro aspecto significativo é o prejuízo financeiro. Na medida que as informações são perdidas, muitas das tarefas rotineiras que estavam previstas no fluxo de trabalho podem simplesmente não serem realizadas até que aconteça a normalização do ocorrido.

Só que não é sempre que a instituição consegue fazer isso com agilidade, de um dia para o outro. A depender da quantidade de arquivos e dados perdidos, a empresa pode precisar de vários meses para conseguir se recuperar.

O ponto positivo é que o avanço tecnológico desenvolveu o armazenamento em nuvem. Esse tipo de tecnologia é capaz de descomplicar os sistemas de informação, beneficiando o crescimento do seu negócio.

Quais os benefícios do backup online?

Como dissemos, o backup online conta com várias vantagens. Vejamos algumas delas a seguir.

Facilidade no armazenamento e acesso às informações

O backup em nuvem permite que o gestor e seus colaboradores acessem as informações empresariais de qualquer localização, a partir de um computador ou dispositivo móvel, como smartphone ou tablet. Então, com o uso desse tipo de armazenamento online, não há necessidade de pensar quais arquivos você precisa levar consigo em uma viagem de negócios ou para casa quando for fazer home office. Tudo estará acessível de uma maneira prática e simples.

Bom custo-benefício

O backup online tem um valor bastante acessível para pessoas jurídicas de qualquer porte. Isso se dá por duas razões. A primeira é que não há necessidade de uma infraestrutura de informática cara para gestão das informações. A segunda é porque, na nuvem, você só paga pelo espaço que precisa para guardar os dados do seu negócio.

Maior segurança dos dados

Há quem pense que guardar os dados em um HD externo é uma ótima opção e não há razão para mudança. Entretanto, precisamos lembrar de que esse é um aparato físico que, como qualquer outro, está suscetível a quebrar, ser perdido ou sofrer qualquer tipo de acidente. O backup online jamais estará sujeito a esses riscos.

Otimização de recursos

Os servidores físicos precisam de um local para serem alocados, que seja bem protegido e tenha a temperatura adequada. Já o backup em nuvem não contempla nenhuma dessas despesas.

O crescimento de toda organização tem como base o êxito na transmissão de dados. Afinal de contas, na era do Big Data, fazer uso das informações coletadas a respeito da própria operação, dos clientes, fornecedores, entre outros, é essencial para planejar e executar estratégias de expansão. Então, a preocupação central de um gestor deve ser a proteção de todas essas informações.

Hoje em dia, a conectividade nos traz diversas vantagens, mas também alguns perigos, como a invasão de sistemas por hackers, o que já aconteceu com várias companhias multinacionais de grande porte. Portanto, como boa parte da comunicação corporativa é utilizada via internet, o backup online é a solução ideal para proteger sua organização.

Quer guardar seus dados na nuvem? Solicite contato para  conhecer o e-BACKUP e armazene seus arquivos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *