Fique Por Dentro De 5 Vantagens Do Sistema Em Nuvem

Fique por dentro de 5 vantagens do sistema em nuvem

Fazer o download de um software para guardar os arquivos e dados da sua empresa é uma prática que já ficou para trás. Hoje em dia, o avanço tecnológico superou esse modelo de armazenamento com uma solução muito mais segura, prática e barata: o sistema em nuvem.

Com o cloud computing, não há necessidade de instalar nenhum programa no seu computador e também não é preciso gastar recursos com servidores caros para implantação de um sistema gerencial. Os dados são guardados em um servidor online, o que facilita o acesso e garante a segurança das informações.

Neste post, vamos abordar 5 grandes vantagens de trabalhar com um sistema em nuvem. Leia até o final e saiba como esse tipo de tecnologia é fundamental para garantir a competitividade e produtividade do seu negócio.

1. Redução de custos

Um dos grandes benefícios do sistema em nuvem é ser cobrado apenas pelo que está sendo usado. Até relativamente pouco tempo atrás, quando um negócio decidia implantar um sistema integrado de gestão empresarial ou mesmo um software para controle do planejamento e orçamento corporativo, era preciso adquirir servidores próprios para que a instalação fosse realizada.

Além disso, o empresário tinha que comprar a licença do banco de dados e ter profissionais devidamente capacitados para efetivar todas as configurações necessárias. Já dá para imaginar que isso não saia nada barato, certo?

E tem mais: era uma prática frequente a empresa precisar gastar seus recursos para obter uma máquina poderosa que conseguisse acolher um possível pico de processamento. O lado ruim é que a companhia ficava com alta ociosidade na capacidade do servidor ou perdia muito dinheiro com a depreciação de equipamentos ultrapassados que precisavam ser renovados.

Agora, com a computação em nuvem, a firma faz a locação de um hardware no tamanho que ela quer, durante o tempo que ela necessita. Com isso, ela arca com o custo apenas do que está utilizando, pelo prazo oportuno.

E isso também é válido para os sistemas que uma instituição demanda. No lugar de comprar a licença de um software e servidores para sua instalação, paga-se uma mensalidade para o fornecedor do sistema. O melhor é que tudo já funciona imediatamente.

2. Ganho de mobilidade

A partir do momento que as informações ficam guardadas em nuvem, cria-se a possibilidade de acessar esses dados em qualquer computador ou dispositivo móvel, como smartphones e tablets. Para tanto, você só precisa de uma conexão com a internet.

Ou seja, diante da eventualidade da sua máquina ser danificada ou caso ela não esteja acessível em uma situação importante, você terá acesso a todas as informações armazenadas no sistema em nuvem, de maneira fácil e segura, em um ambiente online.

Podemos afirmar que esse é um fator estratégico. O serviço de assistência ao cliente é realizado com maior precisão e agilidade. A consequência disso é que a organização segue competitiva, mesmo em tempos de crise.

Powered by Rock Convert

Mais uma vantagem do sistema em nuvem é que a prática do home office pode ser adotada sem que a produtividade do negócio seja impactada negativamente. Inclusive, essa também é uma oportunidade de redução de custos, quando a empresa consegue manter as atividades rotineiras com os seus colaboradores trabalhando fora do escritório.

3. Maior segurança dos usuários

Está muito enganado quem acha que as informações empresariais guardadas em HDs internos contemplam um risco menor de perda ou invasão de dados. Existem várias razões que comprovam a segurança de um sistema em nuvem.

Todo provedor de computação em nuvem faz uso de padrões internacionais de segurança, como criptografia avançada, SSL, ISO, entre outros. Dessa forma, a probabilidade de invasão ou perda de informações sigilosas é praticamente igual a zero.

Ainda falando a respeito da questão do armazenamento dos arquivos, o cloud computing é muito mais eficiente para atividades de backups do que a maneira tradicional, que leva horas para ser concluída. Um sistema em nuvem faz o backup automaticamente, por meio do espelhamento de servidores.

Dessa maneira, não há chance dos dados serem perdidos, tendo em vista que mesmo que algum erro ocorra, tudo estará disponível em outro servidor.

4. Sistemas constantemente atualizados

Um sistema tradicional precisa de uma equipe técnica em informática para que sejam feitas as atualizações e otimizações do funcionamento do software utilizado para dar suporte à gestão empresarial. Esse atendimento é individualizado, envolve custos elevados e pode demorar para ser executado.

Por essa razão, um sistema em nuvem representa a ferramenta ideal para empresas de pequeno e médio porte. Afinal, esse tipo de solução impede que a organização despenda tempo e dinheiro com essa tarefa, possibilitando que sejam realizados investimentos em outros setores e em novas tecnologias.

Toda vez que uma nova versão do sistema em nuvem for oferecida, a distribuição é efetuada em etapas bastante simples. O cliente terá agilidade no acesso às novas funções, correções de falhas sistêmicas e possíveis vulnerabilidades. Isso gera um ambiente informatizado com performance elevada e alto índice de confiabilidade.

5. Melhora na escalabilidade operacional

A escalabilidade operacional representa a capacidade de uma instituição em administrar seus recursos de acordo com a variação da demanda pelos seus produtos ou serviços. A computação em nuvem proporciona que os serviços de tecnologia da informação sejam alterados a qualquer momento. Isso garante que os usuários possam desempenhar suas tarefas sem nenhum gargalo operacional.

Com apenas alguns cliques, o administrador do departamento de TI pode modificar as soluções que a empresa contratou. Isso também influencia o planejamento organizacional de médio e longo prazo. As estratégias dos investimentos terão como base a capacidade da organização em economizar recursos financeiros. Ter uma infraestrutura compacta, de acordo com as necessidades da companhia é fundamental para atingir esse objetivo.

Aqui, explicamos para você os principais benefícios em optar pela utilização de um sistema em nuvem. O empresário que investe nesse tipo de tecnologia consegue gerar impactos muito positivos em vários processos da sua companhia. Migrar para ferramentas gerenciais implementadas em plataformas de cloud dinamiza as atividades do dia a dia, além de aumentar a segurança e a confiabilidade dos processos.

Comece hoje mesmo a usufruir das vantagens que soluções inteligentes na gestão de informações trazem para o seu negócio. Entre em contato com a Asplan e saiba como.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *