Você conhece as principais tendências de gestão empresarial? Acompanhar essas questões permite que você possa adotar medidas importantes para potencializar o crescimento do negócio, bem como orientá-lo para inovação – algo fundamental no mercado atualmente.
Além disso, estar atualizado com essas questões proporcionará que você se torne um melhor gestor, aumentando a sinergia com seus times. Então é hora de acompanhar o que está sendo feito de melhor no mercado atualmente: confira as 7 principais tendências de gestão empresarial e adote-as no seu dia a dia.
1. Uso de inteligência artificial
A transformação digital trouxe uma série de novas potencialidades para os mais diferentes setores e o financeiro também tem absorvido boa parte deles. E um dos pontos que mais tem chamado atenção é o uso da inteligência artificial.
Vantajosa para as empresas que desejam otimizar e automatizar processos, na gestão financeira ajuda a antecipar tendências e cenários de crise e, assim, modificar planos anteriores para possibilitar uma melhor gestão financeira da empresa.
2. Uso de blockchain
O blockchain é uma tecnologia que permite proporcionar maior segurança para as transações financeiras das empresas, pois é conhecido como “protocolo de confiança”. Mas como ele funciona de fato?
Como o nome sugere, estamos falando de um protocolo de cadeias de blocos. Neste caso, as transações dos usuários da rede são registradas neste tipo de cadeia, em um banco de dados criptografado, que possui uma cópia em cada máquina que faz parte do banco de dados. Nenhuma alteração nos dados presente pode ser feita sem que todos os computadores aprovem. Ou seja, caso uma fraude ocorra em uma dessas máquinas, a incompatibilidade com os dados copiados nas demais mostrará que ocorreu um problema e inviabiliza qualquer tipo de operação.
O blockchain tornou-se muito famoso com as criptomoedas e NFT, que utilizam esse sistema como uma forma de garantir maior segurança das transações financeiras dos envolvidos, mas é possível utilizá-lo para diversas possibilidades financeiras e respaldar seu negócio de problemas com cibercriminosos.
3. Adoção de cuidados com LGPD
A Lei Geral de Proteção de Dados entrou em vigor em 2020 e desde 2021 a Agência Nacional de Proteção de Dados Pessoais (ANPD) pode sancionar as empresas que não tenham seguido as determinações da lei.
O setor financeiro precisa ficar muito atento com os dispositivos da lei e eventuais atualizações que venham acontecer no futuro. Isso porque como esse setor lida com informações sensíveis e que, também, são alvos de cibercriminosos.
Nos casos em que for comprovada negligência por parte da empresa em relação aos dados dos usuários, ela poderá ser sancionada, podendo pagar desde multa simples a, até mesmo, ter as atividades paralisadas. Por isso, fique atento para adequar seu negócio à legislação vigente.
4. Cuidados com segurança da informação
Como falamos acima, os dados do setor financeiro é um dos mais visados por cibercriminosos. Por isso, os cuidados com segurança da informação para esse setor precisam ser redobrados e são uma das mais importantes tendências para o setor.
Para além de algumas questões que já citamos (como blockchain, adequação à LGPD, entre outros), também é importante ter suporte com profissionais especializados.
Isso porque cada empresa possui demandas e questões próprias, que podem exigir protocolos diferenciados e personalizados. Por exemplo, um e-commerce tem uma demanda diferente de protocolos de segurança da informação para o setor financeiro do que uma plataforma que possui débito recorrente.
Ambas demandam cuidados especiais, pois trabalham com dados sensíveis financeiros dos clientes. Mas como o core business é diferenciado, os protocolos de segurança também precisam ser adaptados caso a caso.
5. Adoção de digitalização de processos
Quantos processos manuais você ainda faz hoje em dia? E quanto tempo eles tomam da sua rotina? Esse tempo pode ser encurtado com a digitalização de processos, sabia?
Essa é uma forte tendência do setor financeiro, principalmente, porque ajuda a acelerar processos de outras partes da empresa e garantir maior satisfação do cliente.
Por exemplo, documentos que precisem ser assinados por todos os envolvidos em um processo pode demorar para ser concluído quando é feito de forma manual. Até que ele chegue e seja assinado por todos os envolvidos, isso pode demandar tempo e, consequentemente, custos.
Quando o processo de elaboração e assinatura de documentos é feito de forma digitalizada, as assinaturas podem ser feitas de forma eletrônica, com agilidade, sem a necessidade de envio de documentos e registro em cartório – e tudo isso com a validade jurídica garantida por lei.
6. Backup de dados em nuvem
Os dados da empresa estão devidamente protegidos? Ou seja, caso seja preciso recuperá-los em um caso de desastre tecnológico ou um cibercrime, será possível fazer isso de forma segura?
O backup de dados em nuvem é uma forma interessante de atentar-se para essas questões e permitir, portanto, que seu negócio possa continuar as atividades em caso de problemas, sem precisar parar as atividades para isso.
Desta forma, os times de segurança da informação poderão conter os danos causados por ataques cibernéticos, enquanto as demais áreas conseguem recuperar os dados e realizar suas atividades.
No setor financeiro, por exemplo, isso pode ser fundamental para evitar sanções e multas futuras. Se você, por exemplo, atrasar o pagamento dos seus profissionais devido a uma paralisação das atividades por problemas com os dados, isso poderá causar uma grande insatisfação na empresa.
7. Uso de plataformas integradas
As ações da sua empresa estão integradas? Ou seja, os dados de diferentes áreas se comunicam com de outras áreas? Se não, é hora de começar a mudar isso.
Por exemplo, as estratégias de marketing e vendas podem variar bastante de acordo com algumas informações advindas do setor financeiro e vice-versa. Em muitos casos, tomadas de decisões precisam ser feitas rapidamente para evitar letargias que levem a prejuízos.
As plataformas integradas permitem, também, uma visão holística da empresa, evitando surpresas desagradáveis e garantindo que os diferentes gestores compreendam como suas ações podem interferir nas ações de outras áreas e, assim, garantir ações com maior sinergia.
Acompanhar as principais tendências de gestão empresarial é fundamental para ter acesso à inovação e sair a frente dos concorrentes. Com isso, você consegue proporcionar diferenciais importantes para seu negócio, tornando-se referência no mercado.
Para mais dicas imperdíveis como essa, assine nossa newsletter e não perca nossos conteúdos!