Ficar de olho nas tendências é saudável em qualquer área de atuação. Ao contar com a ajuda da tecnologia financeira, é possível ampliar os seus campos de atuação, minimizar as taxas de erros e detectar oportunidades de melhorias no seu setor.
Afinal, todo mercado pode mudar bastante de tempos em tempos, exigindo dos profissionais um olhar cuidadoso para detectar o que é valioso e o que é moda passageira. Conforme surgem novas possibilidades para otimizar as finanças das empresas, é fundamental saber como incorporá-las e quando.
A seguir, você vai conferir quais são as 4 principais tendências de tecnologia financeira que vale a pena acompanhar.
1. Contabilidade na nuvem
Ir da contabilidade tradicional para aquela baseada na nuvem traz diversos benefícios para as empresas, indo desde mais segurança até praticidade. Essa é uma forma de gerenciar as suas finanças a partir de um ambiente acessível de qualquer lugar, não exigindo softwares executados a partir apenas dos computadores do seu escritório.
Além disso, soluções de contabilidade na nuvem não exigem atualizações nem manutenção, já que recebem seus ajustes automaticamente a partir da equipe de desenvolvimento. Com isso, é possível se concentrar nas suas necessidades do dia a dia sem precisar se preocupar com a infraestrutura contábil.
2. Inteligência Artificial
A Inteligência Artificial (IA) está revolucionando diversos setores e o da tecnologia financeira é um deles. Graças a ela, é possível contar com soluções que ajudam a tomar decisões mais estratégicas, detectar padrões importantes e acessar dados financeiros com facilidade.
Por meio de tecnologias como a do aprendizado de máquina, os softwares modernos podem usar IA para inúmeras possibilidades, indo desde apontar diagnósticos estratégicos para ela até prever possíveis ameaças. Com isso, você e sua equipe passam a atuar de forma mais estratégica e protegida.
3. Blockchain
A tecnologia do blockchain se popularizou a partir das criptomoedas, mas logo se espalhou para outras esferas graças à sua utilidade, segurança e versatilidade. Trata-se basicamente de uma estrutura descentralizada que ajuda a trabalhar com mais transparência em diversos setores, incluindo o da tecnologia financeira.
Por exemplo, é possível fazer um rastreamento preciso de pagamentos, automatizar transações, validar cadeias de suprimentos e até mesmo elaborar contratos inteligentes que liberam fundos a partir da assinatura.
4. Cibersegurança
Conforme as ameaças digitais ficam mais sofisticadas, a tecnologia financeira também evolui para aprimorar a cibersegurança. Hoje, existem diversas soluções que conseguem conter diferentes tipos de invasão e vazamento, que podem ser essenciais para a proteção dos dados das empresas.
Isso vai desde soluções de Internet das Coisas (IoT), que adicionam camadas de segurança a pagamentos físicos, até o crescente investimento de soluções na nuvem na segurança de sua infraestrutura. Como resultado, é possível atuar de forma mais segura sem abrir mão de recursos tecnológicos úteis.
Ao se familiarizar com as principais tendências de tecnologia financeira, é possível analisar a sua própria atuação em busca de oportunidades para melhorar e aproveitar tais novidades de forma estratégica. Então, aproveite as ideias que trouxemos acima para identificar em quais áreas a sua empresa pode se beneficiar do avanço tecnológico.
A Asplan trabalha com sistemas contábeis inteligentes na vanguarda das tendências. Entre em contato conosco para saber como tornar a sua atuação financeira mais estratégica.