Considerando que o Brasil está entre os países com as maiores cargas tributárias do planeta, é totalmente compreensível que muitos empreendedores busquem informações sobre como pagar menos impostos. Isso acontece porque a lucratividade do negócio pode ser altamente comprometida devido a esse cenário.
Preparamos este conteúdo para você conferir algumas dicas práticas sobre como pagar menos impostos de forma lícita e segura. Continue a leitura do artigo para saber mais sobre o assunto!
1. Faça um bom planejamento tributário
Qualquer empreendimento com perspectiva de se consolidar no mercado precisa ter um bom planejamento tributário, visto que o pagamento de impostos impacta diretamente no índice de lucratividade da empresa.
O primeiro passo é definir o faturamento, as despesas e os custos mensais. Além disso, é preciso colocar no papel o pró-labore, isto é, o seu salário. Com base nessas informações, você terá uma ideia mais precisa sobre a margem de lucro do negócio, formando um fluxo de caixa.
O próximo passo é fazer um levantamento a respeito do calendário de impostos. Uma ferramenta de gestão contábil pode ajudar nesse processo.
É preciso definir quais são as obrigações tributárias e quando elas devem ser pagas. Dessa maneira, você terá uma visão muito mais ampla da situação financeira da organização.
Embora pareçam mudanças simples, são os detalhes que, quando somados, representam uma parcela considerável do faturamento e da gestão empresarial.
2. Escolha o regime tributário mais adequado
O regime tributário, de forma simplificada, consiste na base de tributos que sua organização vai atuar. A escolha do formato ideal pode contribuir significativamente para o sucesso da empresa.
Dito isso, é preciso descobrir em qual regime o seu negócio pode se enquadrar. Há três opções: Lucro Presumido, Lucro Real e Simples Nacional. Cada modalidade tem suas particularidades e alíquotas para cálculo de incidência de impostos.
Entre outros aspectos, basicamente, é o valor do faturamento anual que define em qual regime a empresa pode se enquadrar. A escolha errada pode fazer com que você esteja pagando mais impostos do que deveria. Vale lembrar que a troca pode ser feita apenas uma vez ao ano, geralmente entre fevereiro e março.
3. Use uma boa ferramenta de gestão para manter os impostos em dia
Atrasar o pagamento dos impostos é um dos piores erros que um gestor pode cometer em sua empresa. Essa atitude só faz com que juros altíssimos e multas sejam aplicados sobre os tributos atrasados, aumentando o valor da dívida e prejudicando a lucratividade do negócio.
Vale destacar que um bom software de gestão contábil pode contribuir de forma significativa para a redução do pagamento de impostos, visto que esse tipo de ferramenta conta com recursos para organização financeira e análise de dados para a tomada de decisões.
Como você pôde contemplar neste conteúdo sobre como pagar menos impostos, a melhor maneira de reduzir a carga tributária de uma empresa é estar sempre em dia com suas obrigações contábeis, evitar o atraso no pagamento das dívidas e utilizar um software de gestão para saber da situação financeira da organização.
Quer entender como a ferramenta de gestão contábil da Asplan pode contribuir para a redução do pagamento de impostos na sua empresa? Então, entre em contato com a nossa equipe para conhecer as soluções que oferecemos!