Agregar valor aos serviços significa oferecer uma experiência melhor do que os concorrentes, mesmo que vocês comercializem os mesmos produtos ou serviços. Trata-se, portanto, de conseguir se destacar em aspectos que vão além do que você vende.
A empresa que consegue agregar valor aos seus serviços e produtos eleva o seu patamar dentro do mercado, uma vez que crescem as chances de que esse empreendimento seja visto como uma opção mais completa e que investe em ações concretas para promover uma boa experiência de compra.
Mas como fazer isso, de modo que a empresa se destaque em meio a diversos concorrentes? Neste post, preparamos algumas dicas para que você consiga agregar serviços. Venha conhecê-las!
1. Conheça o seu o seu público
Além de coletar dados demográficos dos seus clientes, como a cidade e a região na qual moram, é importante ir a fundo. Por isso, pesquise e pergunte sobre as dores, demandas, dúvidas, valores, entre outros. Também é interessante perguntar sobre possíveis lacunas do mercado, sobre serviços dos quais eles sentem falta.
A partir desses questionamentos, será mais fácil posicionar seu produto ou serviço de acordo com o que o seu público-alvo espera. Imagine que um escritório de contabilidade, por exemplo, descubra que muitas pessoas não saberiam como agir quando recebem uma nota fiscal denegada. Que tal criar um conteúdo ou um serviço nesse sentido?
2. Crie conteúdo de qualidade
Por falar em tirar dúvidas, a criação de conteúdo é uma excelente maneira de agregar valor e complementar os serviços que você já presta. Por meio de um blog ou canal no Youtube, entre outras opções, você terá um espaço para mostrar todo o seu conhecimento.
Contudo, isso só fará sentido se aquele espaço realmente tirar dúvidas e ajudar as pessoas. Fale sobre dúvidas comuns do seu setor de trabalho. Faça isso de maneira aprofundada, para que a curiosidade do seu público os leve a comprar seus produtos e serviços.
3. Ofereça recompensas
Todo mundo gosta de receber um pouco mais do que adquiriu. Não à toa, muitas pessoas param tudo o que estão fazendo quando visualizem os termos “oferta”, “promoção” ou “brindes”.
Nesse sentido, oferecer facilidades relacionadas ao seu serviço ou produto é uma ótima forma de atrair novos clientes e fidelizar os antigos. Essa atração é ocasionada pela sensação de que eles fazem bons negócios com a sua empresa.
Por isso, analise o serviço que você presta e tente encaixar alguns “mimos” para clientes fiéis ou para reter os recém-chegados. O departamento financeiro é o mais indicado para fazer isso, já que eles têm uma boa noção de ações com um ROI positivo.
4. Tenha um bom relacionamento com os clientes
Ter um bom relacionamento com os consumidores não é mais uma vantagem competitiva, mas um pré-requisito para empreendimentos que queiram sobreviver no mercado.
Os clientes não hesitarão em comprar produtos dos concorrentes, ainda mais com as facilidades para encontrar novas empresas pela internet. Por isso, sempre que estiver em contato com um, seja educado, atencioso e atento às suas necessidades. Ao manter um bom relacionamento com eles, será possível:
- mostrar que a sua empresa é referência naquele tema discutido;
- conquistar a confiança do cliente;
- fidelizar novos consumidores e reter os antigos;
- transformar seus clientes em promotores da marca. Inclusive, você pode incentivar isso, oferecendo boas condições de compra para quem indicar seus serviços.
5. Crie conexões
Caso sua empresa seja bem-sucedida no passo anterior, já terá meio caminho andado para a criação de conexões duradouras. Um modo de garantir isso é buscar sempre surpreendê-los positivamente.
Que tal, por exemplo, enviar conteúdos relacionados à primeira compra ou prestação de serviço, para que ele aproveite todo o potencial do item que adquiriu? Outra boa ideia é manter o contato com o cliente após a compra, o que mostra que a empresa ainda está atenta às suas dores e à respectiva busca pela solução.
Esse contato pode ser feito por meio de diversos canais de comunicação. Contudo, cabe a você descobrir em qual meio aquele cliente está familiarizado.
Consulte o histórico de interações e mapeia as formas preferidas. Assim, será possível manter a empresa no radar do cliente, enviar novidades sobre a marca e divulgar ofertas e conteúdos.
6. Venda a experiência
É muito importante promover uma experiência totalmente focada no cliente e em suas necessidades. Lembre-se de que você não está comercializando apenas um produto ou um serviço, mas uma interação de qualidade.
Afinal, tão importante quanto vender coisas e serviços úteis é garantir um atendimento de qualidade, por exemplo. Empresas que focam apenas nos itens que vendem podem acabar sendo taxadas como “aquela marca que tem bons produtos, mas que trata muito mal seus consumidores”.
Por isso, foque na experiência de compra. Foque nas percepções do cliente e treine os colaboradores para que eles estejam sempre preparados a ouvir o que o consumidor tem a dizer antes de sair oferecendo mil serviços diferentes.
Isso evita, por exemplo, que um cliente acaba se sentindo pressionado demais, o que faria com que ele terminasse comprando algo que ele realmente não precisa ou cortando o contato de vez com a sua empresa.
7. Esteja atento aos feedbacks
Receber feedbacks, e agir com base neles, é essencial para a sobrevivência da empresa. Afinal, ninguém gosta de uma companhia que não se conecta com as necessidades do seu público e age por conta própria, sem considerar sugestões e reclamações.
Prestar atenção aos feedbacks é uma maneira de identificar pontos fortes e possibilidades de ajustes. Isso pode ser feito por envio de questionários, mas também pelas redes sociais e pela média do NPS, aquela enquete que costuma surgir nos sites e que pedem que o cliente dê uma nota ao serviço da empresa.
Caso a nota do seu NPS esteja muito baixa, observe os pontos de melhoria sugeridos pelos seus clientes. Caso esteja alta, parabéns: contudo, a batalha para agregar valor e conquistar mais clientes continua.
8. Conte com a tecnologia
O que um bom ERP tem a ver com todos os conselhos que demos aqui? Tudo! Como as informações dos clientes são centralizadas por meio dessa solução, a equipe de vendas do negócio poderá se concentrar em ações diretas de relacionamento com os clientes.
Como o ERP integra informações de diferentes setores, retém informações e dados relacionados ao histórico dos clientes com a empresa, será possível realizar diferentes atividades, como o marketing direcionado, ações de atendimento ao consumidor na fase final de negociação e automatizar tarefas que até então causavam atrasos nas entregas para os consumidores.
Como você viu no artigo, é possível explorar diversas maneiras de agregar valores aos clientes, que passam desde o atendimento de qualidade até o uso de tecnologia para orientar campanhas direcionadas de marketing e vendas. Atualmente, ter bons serviços e mercadorias para comercializar não é o suficiente: é essencial criar conexões duradouras.
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